sexta-feira, 28 de maio de 2010

Influência da tecnologia no surgimento da administração.



Esse Blog tem como objetivo expor idéias, textos e notícias relacionados a Tecnologia na Administração e o seu histórico. Inicialmente começarei explicando um pouco o surgimento da Administração, que está totalmente ligado a tecnologia, mais precisamente a Revolução Industrial.



A história da administração surgiu na Suméria quando seus habitantes procuravam melhores soluções para seus problemas. Surgia a arte e o exército de administrar.
Nessa evolução da administração, duas instituições se descaram: Igreja e Organizações militares. A igreja, mostrando força de realização de seus objetivos, espalhando-se pelo mundo e exercendo influência, inclusive no comportamento dos seguidores. As Organizações militares, evoluiram dos cavaleiros medievais e dos exércitos até os tempos modernos com uma hierárquia de poder rígida e adoção de práticas administrativas comum a todas empresas da atualidade.
O fenômeno que realmente provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração, foi a Revolução Industrial, que ocorreu no final do século XVIII chegando ao fim do século XX,  trazendo rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas. Essa revolução teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, provocando um surto de industrialização, que se estendeu rapidamente pelo mundo. Assim, a moderna administração surgiu em resposta as consequências provocadas pela Revolução Industrial, como:
a) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas, que passaram a exigir uma administração capaz de substituir a improvisação;
b) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, devido a concorrência e competição do mercado.
(Esse texto foi baseado num artigo sobre História e Evolução da Administração, encontrado no site http://www.artigos.netsaber.com.br/)



Assim, foi surgindo então a necessidade de uma Administração que mantesse a organização das empresas, que tivesse uma maior eficiência, gerando assim uma maior produtividade para poder competir no mercado. Surgiram ao longo do tempo as Teorias da Administração, que são: Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teorias dos Sistemas, Teoria Neoclássica, Teoria Comportamental e Teoria Contigencial. A medida que surgia uma teoria, uma outra teoria ia surgindo para suprir as necessidades e falha das teorias anteriores. Com o passar do tempo pode-se concluir que nenhuma teoria sozinha era perfeita para atingir o sucesso de uma organização, a mistura das teorias possibilita melhor a eficiência das organizações, e consequentemente o sucesso.
Espero que tenha ficado claro como ocorreu o surgimento da administração e como a tecnologia teve influência nisso.

Um comentário:

  1. e por acaso nao seria mais interessante,sem esquecer que essa relacao é dialética, que por vezes a influencia das teorias administrativas nao so fizeram surgir novas tecnologias, como também conduziram sua evolucao..Nao desprezando o fato obvio que esta mesma tecnologia dialeticamente tb influenciou a TGA, e tal abordagem é mais interessante no sentido de que torna evidente que durante a fase anterior a internet as contridacoes geradas no modo de producao capitalista se corregiam por mecanismos previsto ou alterados na TGA,aliado ao fato de que a técnica referia-se sobretudo aos meios de producao.

    ResponderExcluir